segunda-feira, 4 de maio de 2009

Viana: Defensou Moura aceita projecto para Skate Park a nascer até ao final do ano


Defensor Moura garante, que agora estão criadas condições para construir, “finalmente um skate Park” na cidade, para servir “as necessidades dos Jovens”, até ao final deste ano. O presidente da Câmarade Viana do Castelo confirmou que, já disponibilizou o espaço, uma área com cerca de 2500 m2, na envolvente da Praça de Touros, no Parque da Cidade”. Agora, e de acordo com Defensor Moura o departamento de urbanismo da Câmara aguarda pela entrega do projecto por parte do Radical Skate Club de Portugal, que se associou aos jovens skaters vianenses, que há mais de cinco anos que reivindicavam este espaço.

O presidente da autarquia de Viana do Castelo justificou que a maior dificuldade se prendia com a localização para instalar o Skate Park na cidade, uma estrutura que não chocasse com o plano urbanístico desenvolvido pela autarquia. Ultrapassado este obstáculo, a autarquia frisa alguns dos requisitos para esta obra, "de forma a que seja integrado numa área verde, como um parque que se trata, que não utilizasse só cimento, mas que contemple a madeira, por exemplo", explicou o autarca.


Recorde-se que a luta por um skate Park em Viana do Castelo já dura há alguns anos, mas o movimento por parte dos mais de 50 jovens, a maioria deles praticantes, ganhou mais força depois de uma ameaça de protesto em pleno dia das comemorações do Dia de Portugal. Depois disso os jovens recolheram assinaturas e solicitaram uma reunião com o presidente da autarquia, na qual ficaram responsáveis por apresentar o projecto em parceria com Radical Skate Club de Portugal e por iniciativa própria, estes jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos comprometeram-se a limpar os “grafittis e stencil`s” do centro histórico, gratuitamente. Por considerarem mais pertinente a construção de um muro junto ao skate Park que exiba esta arte, que é conhecida pela sua clandestinidade. Até à data os praticantes de skate em Viana do Castelo são obrigados a deslocarem-se vários quilómetros, fora da região, nomeadamente em Vigo, Galiza.

Sem comentários: